segunda-feira, 30 de março de 2009

Endivias com queijo fresco e salmão fumado

Ingredientes:
- 2 queijos frescos
- azeite de 1ª pressão a frio qb
- salmão fumado qb
- folhas de endivias qb

Preparação:
- misturar o queijo fresco com o azeite de 1ª pressão a frio e colocar cerca de 1 c. sopa sobre cada folha de endivia. Colocar um pouco de salmão fumado por cima
- servir

Sugestões:
- pode substituir o queijo fresco por requeijão
- caso apresente intolerância ao leite de vaca e derivados, pode substituir por queijo fresco ou requeijão de ovelha ou de cabra
- se tiver necessidade de diminuir a ingestão de gorduras pró-inflamatórias (como por exemplo, se tiver uma doença inflamatória) opte pelas versões magras dos lacticínios e aumente e ingestão de salmão.


Comentários:
-ao optarmos por queijos frescos magros ou requeijão estamos a diminuir a ingestão de gorduras lácteas (mais ricas em gorduras saturadas e ácido araquidónico – um ácido gordo que vai aumentar a inflamação)
- ao colocarmos o azeite estamos a fornecer gorduras monoinsaturadas benéficas, e ao ser de 1º pressão a frio acrescentamos inúmeros compostos antioxidantes.
- o salmão fumado vem completar com a sua riqueza em ácidos gordos ómega 3, que possuem características anti-inflamatórias, entre outros benefícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário