segunda-feira, 6 de julho de 2009

Como aumentar a capacidade anti-cancerigena das cenouras

Segundo investigadores da Universidade de Newcastle, se a cenoura for cozinhada inteira, consegue reter mais 25% de um composto anti-cancerigeno chamado falcarinol, do que as cenouras que foram cozidas já partidas.

Quando as cenouras são aquecidas, o calor mata as células, e faz com que estas percam a capacidade de reter água. Desta forma, a água vai-se perdendo e a concentração dos compostos que estão no seu interior aumenta (como acontece nos cozidos a vapor).
Mas o calor também amolece a parede celular, e na presença de agua, ocorre a perda de compostos hidrosolúveis, como o falcarinol e a própria vitamina C. Quanto maior a superfície de contacto com a água (como no caso das cenouras já partidas), maior a perda de nutrientes importantes.

Comentários:
- se os legumes forem cozinhados a vapor ou com pouca quantidade de água, também é possível conservar uma elevada quantidade de nutrientes importantes.
- juntamente com esta perda de nutrientes, também se perde parte do sabor. Será que a maior parte das pessoas refere não gostar de legumes, simplesmente porque não os sabe cozinhar da melhor forma?

Conselho:
-aprenda a tirar o melhor sabor dos legumes, cozinhando-os a vapor e preferindo legumes biológicos (nalguns casos o sabor é incomparavelmente melhor...)

Sem comentários:

Enviar um comentário